A aderência dos cursos de graduação em enfermagem, medicina e odontologia às diretrizes curriculares nacionais

Publication year: 2006

INTRODUÇÃO:

A política de educação na saúde implementada pelo Deges/SGTES tem como um de seus eixos estruturantes a integração entre as instituições de ensino e os serviços de saúde, caracterizada por ações que visam à mudança das práticas de formação e de atenção, do processo de trabalho e da construção do conhecimento, a partir das necessidades dos serviços.

OBJETIVOS:

Geral: Analisar, com base nos relatórios dos processos avaliativos dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) conduzidos pelo Inep/MEC, no período de 2002 a 2006, a adoção das Diretrizes Curriculares Nacionais no contexto dos PPC de graduação de enfermagem, medicina e odontologia desenvolvidos pelas IES, públicas e privadas, que integram o Sistema Federal de Ensino.

Específicos:

Construir e avaliar índices de aderência dos cursos de enfermagem, medicina e odontologia às DCN. Avaliar o nível de aderência dos cursos de enfermagem, medicina e odontologia às DCN. Identificar, com base nos relatórios dos processos avaliativos dos projetos pedagógicos dos cursos conduzidos pelo Inep/MEC, as características dos cursos de enfermagem, medicina e odontologia, mais intensamente relacionadas com aderência às DCN.

MATERIAL E MÉTODOS:

No desenvolvimento do trabalho foram utilizados os relatórios de avaliação desses cursos de graduação, para fins de reconhecimento e renovação de reconhecimento, depositados no sistema do Inep/MEC.

RESULTADOS:

Este estudo, ao buscar nos PPC e nos relatórios de avaliação os elementos facilitadores e as fragilidades que dificultam a aderência às DCN, aponta, a necessidade de estratégias que promovam a integração curricular, temas integradores ao longo do curso, sistema de acompanhamento/avaliação do curso e dos professores, bem como a diversificação de cenários de ensinoaprendizagem. Foram identificadas também características recorrentes nos cursos com baixo grau de aderência às DCN, entre as quais destacamos o currículo constituído de disciplinas isoladas, ainda baseado no currículo mínimo, a existência de ciclo básico, pré-clínico e clínico e a ausência de integração com a rede de serviços.

CONCLUSÃO:

A implementação de um sistema de avaliação sensível à questão da aderência dos PPC às diretrizes possibilita que se dê direcionalidade ao processo de mudança das escolas, permitindo que a formação profissional aproxime-se, cada vez mais, de uma atenção à saúde mais efetiva, equânime e de qualidade.