Nota Técnica 2/2015: movimentação médica no Brasil

Publication year:

A discussão sobre a movimentação médica pretende trabalhar duas questões – carência de profissionais e regionalização – através de um novo olhar: verificar como se movimentam os profissionais pelo país e, mais especificamente, dentro das regiões, e, a partir da descrição da complexidade destes movimentos, analisá-los de forma mais integrada ao processo de estruturação das regiões de saúde. Tal observação nos possibilitará identificar se existem de fato profissionais com características de atuação regional. E ainda o que caracteriza essa atuação em termos de serviços, de que forma o profissional se vincula aos serviços e quais especialidades exerce.

Objetivos:

O objetivo desta nota técnica é caracterizar quantitativamente, através de mineração de dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), a mobilidade dos médicos com ao menos um vínculo registrado nesse Sistema de Informação, em diversas escalas geográficas, abrangendo desde estabelecimentos de saúde até unidades federativas e todo o território nacional, com destaque às regiões selecionadas para a pesquisa, da qual esta nota faz parte.

Material e método:

Esta nota foi elaborada a partir de dados secundários cedidos pelo Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (NESCON), da Faculdade de Medicina da 9 Universidade Federal de Minas Gerais, e compreende um recorte de recursos humanos do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). selecionamos as competências de março de 2013 e março de 2014, o que permite comparar a composição de recursos humanos ao longo de um ano do cadastro.

Resultados:

A análise desta etapa inicial do estudo sobre movimentação médica no país nos permite identificar alguns comportamentos importantes e bastante significativos para o ordenamento da assistência em âmbito regional e intermunicipal.

Conclusão:

busca-se identificar não apenas padrões de circulação regional, mas também tipologias de movimentação médica mais relacionadas aos fatores motivacionais que orientam tal circulação, e como se organizam em termos profissionais e corporativos.