Migramed I - Migração Médica no Brasil: tendências e motivações

Publication year:

Introdução:

Os objetivos centrais do projeto são a identificação e a descrição dos principais fluxos e movimentos migratórios dos médicos no Brasil, buscando compreender alguns dos determinantes e motivações destes processos.

Objetivos:

Objetivos específicos Descrição do perfil de profissionais médicos, comparando diferentes décadas, segundo sexo, idade e local de graduação; Descrição dos fluxos migratórios entre os estados brasileiros e relação com estruturas educacionais e postos de trabalho. Aspetos motivacionais que influenciam na decisão de migração dos médicos.

Material e métodos:

O projeto MigraMed foi dividido em dois momentos: análise de bases de dados acerca os registros profissionais dos médicos no Brasil e títulos de especialistas registrados na CNRM, e entrevistas estruturadas com o objetivo de conhecer os fatores motivacionais que incidem na decisão de migrar.

Resultados:

Pode-se observar que o padrão demográfico identificado apresenta semelhanças com o conjunto de médicos no país em termos de distribuição por sexo, onde figura predominância masculina.

Conclusão:

Muito se vem discutindo acerca regulação e seus mecanismos na área de formação de especialistas médicos para o país. O assento do gestor público nestes fóruns vem ganhando força em tempos recentes, entretanto, como se vê, além de caber aos gestores públicos do SUS participação ativa e sistemática nestes espaços, há de se considerar que a discussão da regulação de mercado 132 de trabalho corre o risco de esvaziar-se por falta de dispositivos que prevejam ações no campo do setor suplementar.