Riscos e agravos a que profissionais de emergência estão submetidos no exercício de suas atividades

; (), 2012
Publication year: 2012

OBJETIVO:

Este estudo teve como objetivo identificar os riscos e agravos à saúde que trabalhadores das equipes do SAMU 192 são submetidos por ocasião do atendimento às vitimas de acidentes e enfermidades do estado do Ceará.

MATERIAL E MÉTODO:

Como procedimento metodológico optamos pela observação direta da atividade e pesquisa bibliográfico documental em bases de dados da Enciclopédia da Organização Internacional do Trabalho-OIT; da relação das doenças Relacionadas ao Trabalho no Manual de Procedimentos para os Serviços de Saúde do Ministério da Saúde e de outras publicações relativas à organização e à condição do trabalho de profissionais que participam das equipes de emergência. Considerando que as equipes são compostas de condutor-socorrista, médico, enfermeiro e auxiliar de enfermagem, identificamos riscos comuns a cada categoria profissional e riscos específicos conforme a função que cada profissional executa.

RESULTADOS:

Os riscos apontados no estudo se dividem em quatro categorias: a exposição a agentes infecciosos e parasitários; o desenvolvimento de transtornos mentais, de comportamento e do sistema nervoso; o agravamento e aparecimento de doenças do sistema circulatório; e o desenvolvimento de lesões e doenças osteomusclares.

CONCLUSÃO:

Como resultados observamos também a existência de riscos de acidentes de percurso, bem como o estresse permanente na relação entre profissionais do SAMU e dos hospitais que recebem os pacientes.