A diretriz do plano nacional de pós-graduação de articulação com a educação básica: relato do projeto experimentando ciência

Rev. ABENO; 17 (3), 2017
Publication year: 2017

INTRODUÇÃO:

O Plano Nacional de Pós-Graduação recomenda que o Sistema Nacional de Pós-Graduação desenvolva estudos tendo em vista as necessidades e os interesses dos estudantes da educação básica. Buscando seguir esta diretriz, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo estabeleceu uma parceria com instâncias gestoras da rede pública de educação no município de São Paulo, formulando e implementando o projeto Experimentando Ciência.

OBJETIVOS:

O objetivo foi de aproximar os estudantes do ensino fundamental do conhecimento científico produzido na universidade, promovendo a popularização da ciência e da tecnologia.

MATERIAL E MÉTODOS:

A partir da delimitação de um problema em sala de aula, quatro grupos de dez alunos, percorriam cinco laboratórios da faculdade, com o objetivo de levantar hipóteses, ensaiar e testar desenhos experimentais. Participaram, ao longo do ano de 2016, cinco escolas, perfazendo um total de 200 alunos.

RESULTADOS:

Os resultados foram apresentados em conjunto na forma de relatórios, relatos de experiência, e divulgados para a comunidade escolar, no sentido de compartilhar e multiplicar o conhecimento. De acordo com os relatos, os estudantes tiveram a oportunidade de ampliar o entendimento da ciência de forma prática, instigando a curiosidade pela pesquisa e despertando a percepção de que a educação superior é uma etapa possível de ser alcançada no ciclo educacional.

CONCLUSÃO:

Para a universidade, o projeto demonstrou a viabilidade e importância da articulação interdisciplinar e entre os diferentes níveis educacionais.