Educação Baseada na Comunidade e as Políticas Indutoras Junto aos Cursos de Graduação na Saúde

; (), 2014
Publication year: 2014

INTRODUÇÃO:

A natureza pública, universal e descentralizada do Sistema Único de Saúde exige políticas específicas que garantam o acesso à melhoria da qualidade das ações de saúde.

OBJETIVO:

equacionar as questões de recursos humanos é fundamental.

DESENVOLVIMENTO:

O Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão de Universidades Federais (REUNI) representou, em termos quantitativos, uma expansão nunca vista antes no país, se considerado o curto período de sua implementação: 200.000 novas vagas públicas federais, 126 novos Campi universitários, interiorizados pelas regiões menos desenvolvidas do país, com novos cursos de graduação relacionados à vocação de desenvolvimento de cada local. A expansão resultou também em concursos para a contratação de 28.000 novos docentes. A expansão trouxe também a contratualização e autonomia das universidades federais. No aspecto qualitativo, o REUNI trouxe a oportunidade de novas experiências na educação superior.

CONCLUSÃO:

Nesse sentido, seguindo o Processo de Bolonha e tendências internacionais, as universidades federais têm investido em novas matrizes de formação, inclusive na saúde. Estas experiências poderão apontar os caminhos de mudanças estruturais mais profundas, que possam avançar para além dos limites até onde alcançaram as atuais iniciativas de reorientação da graduação.