Alunos de graduação em enfermagem - perfil, expectativas e perspectivas profissionais: relatório

Publication year: 2008

INTRODUÇÃO:

Nas últimas décadas tem-se observado um crescente aumento das Escolas de Enfermagem no país e do interesse cada vez maior pela graduação em Enfermagem. Assim, este estudo buscou identificar o perfil do aluno que está cursando a graduação, os motivos que o levaram a escolher aprofissão, e quais eram as expectativas e perspectivas profissionais e de inserção no mercado de trabalho.

OBJETIVOS:

Selecionou-se como objetivo geral: Delinear o perfil dos alunos de graduação de enfermagem e analisar a motivação dos mesmos para a procura desta graduação bem como suas perspectivas presumidas para a inserção no mundo do trabalho.

E como objetivos específicos:

Estabelecer a diferença entre o perfil de alunos de instituições de ensino de natureza pública e privada. Qualificar o tipo de emprego a que estão submetidos os estudantes de enfermagem Qualificar o que motiva a escolha por esta graduação. Investigar a perspectiva presumida de inserção profissional dos alunos da graduação de enfermagem.

MATERIAL E MÉTODO:

A proposta metodológica deste estudo está apoiada em uma abordagem quantitativa de natureza exploratória -descritiva.Os cenários da pesquisa foram o 58º Congresso Brasileiro de Enfermagem realizado pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) na cidade de Salvador –BA e o 9º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem realizado pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) na cidade de Porto Seguro –BA, no mês de novembro de 2006. Os sujeitos desta pesquisa foram os alunos de graduação de enfermagem presentes nos referidos Congressos e que aceitaram participar da pesquisa. Utilizamos como instrumento de coleta de dados, um survey aplicado por meio de questionário a estes alunos, tendo sido preenchidos 1097. O questionário é composto por 66 questões objetivas e estruturadas, contendo perguntas informativas e opinativas, agrupadas em cinco blocos.

RESULTADOS:

mercado de trabalho do enfermeiro no Brasil é apontado com boa empregabilidade, baixo desemprego e predomínio de emprego formal para esta categoria.

CONCLUSÃO:

Embora a pesquisa aponte uma sensibilização vocacional para a profissão de enfermagem e a perspectiva de inserção no mercado de trabalho, diversas questões permanecem não respondidas. Discute-se por um lado, o redirecionamento de atividades para o trabalho em equipe, a incorporação tecnológica e aevolução da sociedade –envelhecimento-que demandam novas habilidades, por outro como garantir acesso, formação e trabalho em um país desigual e de dimensões continentais, por exemplo. O debate ainda é um processo em curso e está aberto para novas análises e considerações.